
Em 1974 foi inaugurada a primeira loja da rede Seven-Elevn Japan (SEJ) na cidade de Tókio, Japão. A loja foi a precursora de uma grande rede de lojas de conveniências espalhada pelo Japão e pelo mundo que hoje ocupa posição de destaque no mercado japonês e global de franquias. A rede é composta por aproximadamente 25.000 lojas espalhadas em 18 países e desde sua fundação nunca experimentou queda nas vendas.
O grupo ITO-YOKADO foi quem negociou a vinda da rede para o Japão e, apesar do ceticismo da época quanto ao sucesso da rede, conseguiu viabilizar o negócio e gerar uma receita da ordem de 12 bilhões de dólares e empregar cerca de 5.000 pessoas.
O principal defensor e responsável pela negociação com a matriz norte-americana foi Toshifumi Suzuki, um jovem empresário obstinado pela idéia de atender às necessidades dos clientes e proporcionar a sua satisfação. Segundo ele, os empresários da época ignoravam dois pontos importantes: 1) a importância da conveniência para o cliente, e 2) a qualidade dos produtos e serviços. Essa visão de negócio conduziu o crescimento da SEJ baseado em alguns princípios-chaves que definem uma loja de conveniência de qualidade: Redução da oportunidade de perda; Controle efetivo dos itens e um gerenciamento de fornecimento de produto bem planejado; Comprometimento com a satisfação do cliente com desenvolvimento de produtos originais e serviço amigável.
As lojas apesar de terem tamanho bastante limitado, cerca de 110 m2, conseguem por meio de pesquisas das preferências dos clientes atender às necessidades diárias conforme o horário e o clima. As informações são alimentadas num sistema central que controla as entregas e as vendas. As preferências dos clientes são captadas pelos gerentes e transmitidas ao sistema central. Os gerentes das lojas também são responsáveis por solicitar a reposição dos itens e garantir que o cliente sempre encontrará aquilo que procura. Os itens são solicitados de maneira variada conforme a o tipo: comida fresca é solicitada três vezes ao dia; itens congelados três a sete vezes por semana, e guloseimas e itens secos são solicitados três vezes por semana.
A rede da SEJ instalou 10.000 lojas no Japão e acredita que ainda há espaço para expansão. Os pontos positivos da estratégia de liderança do mercado são: privilegiar marcas conceituadas; aumento da visita dos clientes às lojas; impulsionar a eficiência da distribuição; aprimorar a produtividade dos serviços de suporte às franquias, e aprimorar a eficácia das divulgações. Para inaugurar uma nova loja, 135 fatores são analisados baseados em dados relacionados com a localização e as vendas das outras 10.000 lojas da rede. Essa análise juntamente com uma forte ênfase em ROI, garante as lojas uma venda aproximada de 5.000 dólares diariamente, excedendo a expectativa da indústria em 35%.
A estratégia de criação das lojas de franquia foi aproveitar pequenas lojas já existentes de pequenos vendedores, isso fez com que 60% das lojas fossem modificadas ao invés de serem construídas do zero. Os franqueados é um negociante independente que dá à SEJ os direitos mais um compromisso de longo termo e se concentra na venda e no controle efetivo do estoque. Os direitos que o franqueado paga é 43% do lucro bruto que serve para pagar todos os encargos e despesas daquela loja na rede. SEJ também garante um lucro bruto mínimo para as lojas com baixa performance em vendas para suportar os proprietários. A política de contratação de fornecedores também foi a base para o crescimento da SEJ e, durante toda a sua existência, a rede nunca foi proprietária direta das operações de manufatura ou de logística.
Para suportar a rede da SEJ, foi criada uma rede infra-estrutura tecnológica capaz de processar as vendas de 9,5 milhões de clientes ao dia, 5 milhões de transações de pedidos e 35 milhões de transações de vendas. Tudo isso enviado ao sistema central de informações, onde as informações são analisadas cautelosamente. Para se manter a frente, a rede busca utilizar o estado da arte em tecnologia, o que inclui a criação em 1996 de um sistema de previsão do tempo para gerar subsídios aos franqueados no momento dos pedidos de mercadoria. A infra estrutura da rede foi renovada através de um projeto grandioso que envolveu 14 empresas de tecnologia e consumiu 500 milhões de dólares. O sistema possui 4 funcionalidades principais: Alta eficiência, manutenabilidade e confiabilidade no sistema de rede; O sistema de armazenamento, o qual encoraja todos os membros das lojas a participar na entrada dos pedidos; O compartilhamento do sistema com os parceiros comerciais, e Sofisticado sistema de análise que elimina a tomada de decisão intuitiva.
É com base na evolução tecnológica e em princípios baseados na satisfação do cliente que a rede SEJ enfrentará os desafios mercadológicos que virão. Espera-se com isso a sobrevivência da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário